sábado, 11 de setembro de 2010

URE de Bragança em ação pela educação.

Escolas de Tracuateua ganham  novos espaços pedagógicos 



Acesso a internet, rádio na escola e a possibilidade de criar um cine club. Estes são os projetos que começam a virar realidade na escola Coronel Pinheiro Júnior, localizada no município de Tracuateua. É que na tarde do dia 19 de agosto, o secretário de estado de educação, professor Luís Cavalcante, entregou a comunidade desta escola o novo espaço interdisciplinar da instituição (uma sala de vídeo, um laboratório de informática, uma biblioteca e uma sala onde futuramente funcionará a rádio do projeto Aluno Repórter).

Os novos espaços prometem mudar a maneira de ensinar na escola. É o que garante a diretora Cléia Markia de Melo, segundo ela a rotina das aulas ministradas apenas nas salas de aula podem levar a evasão. “Com o auxílio da internet, dos vídeos, data show, da biblioteca, os professores poderão trabalhar de forma interdisciplinar e ministrar aulas que chamem mais a atenção dos alunos”,destaca.

Já para os alunos, estes espaços representam uma nova maneira de aprender. Foi o que ressaltou o aluno Saulo Luan Gomes, que na ocasião representou os 820 alunos de ensino médio da instituição. “É uma enorme satisfação para nós alunos ter esse espaço, que ajudará no nosso desenvolvimento. Espero que nós possamos aproveitar da melhor maneira e garantir que os próximos alunos possam utilizar este espaço”, avisou.

Para o professor Luís Cavalcante os novos ambientes também são uma oportunidade de aprender de maneira digna a ser cidadão. “Proporcionar ambientes como este é uma obrigação nossa. Por isso estamos nos empenhando em reformar escolas e levar a inclusão digital por meio de programas como o Navegapará, que está presente em varias escolas e de lotar professores nos laboratórios de informática, que já são mais de 400”, destacou.
Participaram, ainda, do ato de entrega dos novos espaços a secretária municipal de educação, Denilza Oliveira e o representante da 1ª Unidade Regional de Ensino (URE), Valdson Mário Castro.
O secretário também aproveitou a oportunidade para visitar a escola Marilda Nunes localizada na comunidade Vila de Fátima. Lá ele entregou um novo laboratório de informática. A escola recentemente passou por uma reforma completa e ampliação dos seus espaços, beneficiando os mais de 400 alunos do ensino médio. 

A diretora da escola Marilene Figueiredo disse que o novo laboratório proporcionará a inclusão digital não apenas dos alunos, mas da comunidade. “Terá uma utilidade muito grande. Antes para podermos ter acesso a internet, tínhamos que nos deslocar para Bragança. Pesquisa na internet era algo impensável. Agora isso faz parte do passado”, afirmou aliviada a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário